Registrado quarto óbito do ano por acidente na construção da Baixada

• Notícias ·
  • Registrado quarto óbito do ano por acidente na construção da Baixada

4 de novembro de 2014

Acidentado há cerca de 50 dias, morreu, aos trinta minutos (0h30) desta segunda-feira, na Santa Casa de Santos, o trabalhador da construção civil predial Francisco Antônio de Alencar. É o quarto óbito na região. Ele caiu de uma das oito pequenas casas geminadas e sobrepostas em construção na José Gonçalves da Mota Júnior, 9, no bairro Marapé, em no começo de setembro. Segundo a diretora do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial de Santos e região Maria Bernardete Trajano, Francisco Alencar era aposentado por invalidez. “Consta ainda que ele tinha problemas cardíacos e labirintite, o que também seriam motivos impeditivos para o trabalho que executava no momento da queda”, pondera a sindicalista. Bernardete acrescenta que houve três quedas na obra, desde o começo do ano, inclusive do engenheiro responsável e proprietário dos imóveis. Francisco deixa mulher e três filhos menores. Na quinta-feira da semana passada (30), o soldador Aldo Sebastião Bispo, de 60 anos, morreu na obra do edifício ‘Green Garden’, ainda em fase inicial, na Avenida Almirante Cóchrane (canal 5), 175. Após ser atingido pela queda de um muro, ele foi removido para o pronto-socorro da zona leste, com parada cardiorrespiratória, politraumatismo, trauma crânio encefálico e hemorragia no ouvido. O vice-presidente do sindicato, Luiz Carlos de Andrade, esteve no local, logo após o acidente. O soldador trabalhava para a empreiteira Fundamenta, contratada pela construtora Aliança. Esse foi o terceiro acidente fatal no setor em 2014. Em 6 de outubro, morreu o trabalhador Wellington Monteiro, na montagem de um elevador de açúcar, no armazém 16 do porto de Santos. Ele trabalhava para a RDC Construtora e Incorporadora, no armazém da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, estatal federal), arrendado à Copersucar.  Em 29 de janeiro, na Usiminas, em Cubatão, morreu o soldador Paulo Dias de Moura, de 58 anos, após cair de uma plataforma de 30 metros. Foto Vespasiano Rocha. Texto Paulo Passos. Atualização Joca Diniz.