Sintracomos apoia mobilização contra MP 595 dos Portos

• Notícias ·
  • Sintracomos apoia mobilização contra MP 595 dos Portos

18 de fevereiro de 2013

A  diretoria do Sintracomos  liderada pelo Presidente Macaé   apoiou desde  as 6 horas da manhã desta segunda feira (18), ato contra a Medida Provisória (MP) 595.   O primeiro ponto de parada foi o Posto de Escalação 3 do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do Porto de Santos.  A MP 595 causa polêmica entre os portuários desde o final de 2012, quando foi editada e publicada pela presidente da República Dilma Rousseff. Ela muda as regras do setor e dá margem para que portos particulares passem a movimentar cargas que até hoje eram exclusivas dos portos públicos. Com isso, os avulsos temem o desemprego, já que os portos particulares – que por lei não precisam chamar avulsos para o trabalho – teriam tudo para dominar as cargas.   Já na madrugada, os sindicatos dos portuários tomaram  o navio chinês Zhen Hua 10, que transportava contêineres que serão instalados no terminal da Embraport, no porto de Santos. A ocupação faz parte da mobilização contra a medida provisória dos portos.  As lideranças dos trabalhadores iniciaram hoje uma mobilização nacional para tentar mudar o texto enviado pelo governo ao Congresso Nacional. O principal ponto de reclamação dos portuários é o fim da obrigatoriedade para que os terminais privados contratem mão de obra avulsa.  O terminal da Embraport, que está sendo construído no porto de Santos, será um dos maiores terminais de contêineres do Brasil. Os equipamentos que chegaram na semana passada serão utilizados na movimentação de contêineres. Os sindicatos querem negociar com a Embraport um compromisso de contratação da mão de obra avulsa quando o terminal começar a operar. Amanhã, em Brasília, os sindicatos que representam a categoria portuária farão um encontro nacional. O objetivo é montar uma agenda de mobilizações contra a MP. Os sindicatos prometem uma paralisação de seis horas no porto de Santos na próxima sexta-feira. O porto de Santos é o maior do país, por onde passaram 25,8% do comércio exterior em 2012. Segundo o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, se as negociações não avançarem até meados de março, a categoria entrará em greve. Há uma paralisação de seis horas agendada para a manhã de sexta-feira e o Presidente Macaé afirmou que a luta dos portuários  é justa  e o Sintracomos  dará todo apoio aos trabalhadores.  Fonte A Tribuna  e Força Sindical. Foto Vespasiano Rocha.  Para ver mais fotos click no ícone Fotos.