Encerrada greve na empreiteira da RPBC

14 de abril de 2014

Sob forte chuva, assembleia desta segunda-feira aceitou acordo do sindicato com a empreiteira Tomé e pessoal voltou ao trabalho, conforme foto de Vespasiano Rocha

Após 11 dias em greve, os 4800 operários da empreiteira Tomé, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras), voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (14).Em assembleia debaixo de forte chuva, iniciada às 8h30 e encerrada meia hora depois, os trabalhadores aceitaram a contraproposta da empresa e logo entraram para o café quente que os esperava nos refeitórios.O acordo, com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, garante o pagamento dos dias parados, do adicional de periculosidade de 30% e do vale-alimentação no período.O documento foi elaborado após tensa negociação, das 12 às 16 horas de sexta-feira (11), na sede do sindicato, e sua concordância pelos trabalhadores evita o julgamento da greve pela Justiça do Trabalho.O presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, considera a paralisação vitoriosa, “não só pelo atendimento das reivindicações, mas pela própria greve em si”.“O movimento, numa das refinarias mais importantes da Petrobras, escancarou para o Brasil as péssimas condições de trabalho da categoria. Boa parte da opinião pública não sabia dessa triste realidade em Cubatão”.

Macaé destaca

pontos positivos

Para Macaé Marcos Braz, um dos pontos mais positivos do acordo é a possibilidade inédita do sindicato entrar nas áreas da refinaria para verificar as condições de trabalho.Estabelecida pelo item sétimo do acordo com a Tomé, essa garantia será cobrada pelo presidente do Sintracomos na convenção coletiva de trabalho do parque industrial, com data-base em maio.“O precedente talvez seja o mais importante item dessa grande vitória dos trabalhadores da Tomé. O sindicato não pode mais ficar impedido de entrar nas indústrias da região”.A cláusula do acordo diz respeito à substituição dos chuveiros danificados por novos, com água quente. Ela prevê que o sindicato constate a providência nos vestiários e sanitários.“A empresa recomenda a vistoria do pessoal de segurança e do Sintracomos para verificação, juntamente com a Cipa, SMS (serviço médico) e Rh (recursos humanos) dos chuveiros”, diz o acordo.

Refeições

O documento determina a reposição de saladas e carnes nos restaurantes e melhoria de 50% no atendimento, evitando as longas filas para as refeições, com pratos e bandejas em quantidade satisfatória.O acordo estabelece o aumento das áreas de vivência. Uma delas será inaugurada nesta semana, com três televisões e mesa de pebolim. O refeitório de café-da-manhã servirá também como área de vivência.

Veículos

Está garantido o estacionamento de motos no portão 20 da refinaria e a saída dos ônibus, após a jornada de trabalho, sem os atrasos que prejudicam os operários estudantes.Os soldadores, por sua vez, não terão mais que carregar os pesados equipamentos até o almoxarifado central, deixando-os em dependências próximas aos locais de trabalho.

Benefícios

A empreiteira terá de comprovar o fornecimento de vale-alimentação e participação nos lucros ou resultados (plr), além de fornecer holerites mais compreensíveis dois dias antes do pagamento.