Termina greve na Codesavi

4 de janeiro de 2016

Em assembleia na manhã deste sábado (26), os trabalhadores da companhia de desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) resolveram voltar ao trabalho, após quatro dias em greve. A greve começou na terça-feira (22), por falta do 13º salário completo de todos os empregados, pois a primeira parcela não fora paga em 20 de novembro. Na quarta-feira (23), a companhia de economia mista da prefeitura depositou o abono de Natal dos 950 empregados operacionais. Na quinta (24), ela pagou 50% do 13º dos 300 comissionados. A categoria aprovou o retorno ao trabalho mediante pagamento dos dias parados, o que foi aceito pela direção da Codesavi, e depósito da segunda metade do 13º dos comissionados em 30 de dezembro. A Codesavi propôs ainda o pagamento, em 8 de janeiro, da cesta básica atrasada de 25 de novembro. Em 22 de janeiro, ela promete a quitação da cesta de dezembro e a primeira de 2016. O presidente do sindicato dos trabalhadores na construção civil (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, diz que o pessoal retornará à greve caso as propostas da empresa não sejam cumpridas. Já neste sábado, as equipes de varrição de praias, passeios, ruas, avenidas, praças, recolhimento de entulhos e cata trecos voltaram ao trabalho. É provável que façam horas extras hoje (26) e domingo (27).

Novembro

Os 1250 trabalhadores da Codesavi estiveram em greve, por nove dias, entre 10 e 19 de novembro, contra pendências salariais e de benefícios, inclusive suspensão do plano de saúde. Ficaram paralisados os serviços de varrição de praias, passeios, ruas, avenidas, praças, limpeza de canais, galerias pluviais, recolhimento de entulhos, cata trecos, tapa buracos e reparos em equipamentos municipais. A greve de novembro foi suspensa após proposta conciliatória do juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) Wilson Fernandes, feita em audiência de instrução e conciliação no dia 18. As assembleias aconteceram na base operacional da Codesavi, mais conhecida por ‘fábrica’, na esquina das avenidas Mascarenhas de Morais e Nações Unidas, Vila Margarida. Atualização   Joca Diniz – MTb   66. 112/SP  -  Texto  Paulo Passos MTb 12.646 SP. Foto Vespasiano Rocha MTb 66.962/SP.