Sintracomos tem ‘outubro rosa’ e ‘novembro azul’

• Sintracomos tem ‘outubro rosa’ e ‘novembro azul’

14 de outubro de 2014

As atividades da semana passada, nas fotos de Vespasiano Rocha

O combate ao câncer nas mulheres é o tema de novas palestras e debates, na tarde desta quinta-feira (16), na sede do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial de Santos e região (Sintracomos). As atividades fazem parte do evento ‘outubro rosa’, visando a conscientização feminina sobre a necessidade de prevenção e tratamento da doença. O primeiro episódio da iniciativa foi na sexta-feira passada (10), no mesmo horário, das 14 às 17 horas.O primeiro palestrante foi o ginecologista Carlos Humberto Mingossi, que falou sobre as probabilidades familiares, por idade, tipos e agressividade de tumores, metástase e outros aspectos do câncer, gerando várias perguntas da assistência. A enfermeira padrão Raquel Bueno, por sua vez, falou como funciona a quimioterapia e a radioterapia no organismo, esclarecendo que o tratamento, apesar de severo, tem resultados bastante eficientes na cura da doença. Um dos momentos mais esperados da tarde foram as atividades do Instituto Embelleze, que atua na recuperação da autoestima de quem passa por tratamentos que muitas vezes prejudicam a estética. Houve cortes de cabelo, penteados e maquiagens. Nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, haverá novas atividades do Instituto Embelezze e exposição da loja Magnólia Lingerie, além de palestras do médico Gilberto Ueda, sobre câncer bucal e da psicóloga Sandra Wandenkolk Sawaya. A esteticista Regiane Lapetina falará sobre micropigmentação de auréola e o mastologista Marco Antônio Dugatto falará sobre câncer de mama. O Sintracomos fica na Rua Júlio Conceição, 102, Vila Mathias, Santos. O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, anuncia que, no próximo mês, será a vez do ‘novembro azul’, para chamar atenção dos homens sobre o câncer de próstata. “Seja de mama, bucal, do colo do útero, de próstata, estômago, pulmão, de osso ou de onde for, o câncer é uma doença que pode ser evitada se for diagnosticada com antecedência”, diz o sindicalista. A diretora de saúde e assistência do sindicato, Maria Bernardete Trajano, que recentemente passou por um tratamento rigoroso de câncer de mama, é a organizadora do evento. “Quem já enfrentou o problema”, diz ela, “ou ajudou algum familiar nessas condições, sabe como é importante a prevenção. Na maioria das vezes, prevenir evita a doença”. O Seconci, serviço social da construção civil do estado de São Paulo, também participa do evento, com palestrantes especializados em câncer bucal, de mama e ginecológico.