Sintracomos apoia luta dos moradores dos Bolsões

• Notícias ·
  • Sintracomos apoia luta dos moradores dos Bolsões

7 de fevereiro de 2013

Começa a surtir efeito a reunião dos moradores das 5 mil residências dos bairros Bolsões 7, 8 e 9, de Cubatão, em 19 de janeiro, com autoridades estaduais.

Nesta quarta-feira (6), a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) instalou na região dos bolsões um serviço de atendimento social terceirizado.

Todo dia útil, a partir das 15h30, a população será atendida e assessorada em questões referentes a residências e infraestrutura urbana, podendo encaminhar reivindicações à Secretaria de Habitação paulista.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, Luiz Carlos de Andrade (sentado a direita de camisa vermelha), organizador da reunião de janeiro, “trata-se de um avanço”.

À noite, em um colégio do Jardim Nova República, houve reunião com superintendente de obras do interior da CDHU, Humberto Emmanuel Schmidt Oliveira.

O sindicalista lamenta a ausência de representantes da prefeitura, nessas reuniões. Ele manterá contatos com a prefeita Márcia Rosa (PT) e com os vereadores, para ampliar os próximos encontros.

“Pelo menos o secretário municipal de habitação (Ricardo Soares Cretela) deveria participar das reuniões com a população e autoridades estaduais”, sugere Luiz Carlos.

Ele pondera que várias providências dependem de ação conjunta do estado e do município, entre elas a limpeza de bueiros, remoção de tubulões e escala de vigilantes para escolas.

Reivindicações

Os bolsões têm 20 mil moradores, que reivindicam também iluminação, acesso aos bairros, construção de muros, transporte, fim de esgoto a céu aberto e escrituras definitivas do CDHU.

Outros problemas são inundações, falta de ônibus urbanos e de passagens de nível, inexistência de agência do correio e de posto bancário, não instalação de tevê a cabo e de telefonia móvel.

Os moradores reivindicam escola técnica do Centro de Paula Souza, para 3 mil alunos por semestre, e outra da Fatec. Maior fluidez do transito nas rodovias que cruzam os bairros também está na lista.

Creches, lousas digitais e ar-condicionado nas escolas, alarmes de segurança, elevação de muros, construção de centros comunitários e de postos de saúde integram a pauta. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Para ver mais fotos click  no ícone Fotos.