Trabalhadores das terceirizadas da Usiminas em Cubatão iniciam greve

• Trabalhadores das terceirizadas da Usiminas em Cubatão iniciam greve

19 de agosto de 2015

Os 3 mil operários das 18 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas Cubatão entraram em greve, por tempo indeterminado, a partir das 7 horas desta quarta-feira (19).
No mesmo horário desta quinta-feira (20), eles participarão de assembleia, para avaliar possível nova proposta das empresas. A categoria tem data-base de acordo coletivo em 1º de agosto.
Na assembleia desta quarta (19), os trabalhadores rejeitaram oferta das empreiteiras, feita na noite de terça (18) ao sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos).
Elas propuseram reajuste salarial de 8%, participação nos lucros ou resultados (plr) de R$ 1.100 e vale-alimentação de R$ 200. Antes, elas ofereciam 7,04%, nada de ‘plr’ e vale de R$ 180.
O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, acredita que se as empresas melhorarem o índice de reajuste, concedendo um aumento real acima da inflação de 9,56%, a categoria aceita.
Para isso, segundo ele, também precisa ficar claro que o vale-refeição de R$ 200 não será condicionado à ausência de faltas durante o mês, como as empresas propuseram anteriormente.
A assembleia foi na portaria da siderúrgica, que ficou tomada pelos terceirizados. O trânsito nas imediações ficou prejudicado desde as 6 horas, quando começam a chegar os ônibus com a mão-de-obra.
Integrante da central Força Sindical, o Sintracomos recebeu diversos sindicalistas da capital paulista, principalmente metalúrgicos, que desceram a serra em solidariedade ao movimento. Atualização Joca Diniz Mtb 66.112 SP. Texto Paulo Passos MTb 12.646 SP. Foto Vespasiano Rocha Mtb 66.962 SP.