Termina greve de nove dias na Codesavi

19 de novembro de 2015

Os 1.250 empregados da companhia de desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), em greve há nove dias, retornaram ao trabalho na manhã desta quinta-feira (19), após nove dias em greve. Em assembleia do sindicato dos trabalhadores na construção civil (Sintracomos), encerrada às 9 horas, a categoria aceitou proposta conciliatória do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP). A proposta do juiz Wilson Fernandes, feita em audiência de instrução e conciliação, na tarde de quarta-feira (18), em São Paulo, foi aceita por unanimidade, com os trabalhadores de mãos dadas. “Foi emocionante e gratificante sentir a unidade dos companheiros e companheiras neste momento histórico das lutas na Codesavi”, diz o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira. O sindicalista destaca o “surgimento de uma solidariedade dos empregados operacionais com os comissionados, antes inexistente. Havia até uma rixa, felizmente superada na luta. Agora, somos mais fortes”. Logo após a assembleia, os trabalhadores retornaram às atividades, conforme proposta do juiz para pagamento dos dias de greve, pela empresa, integralmente, sem compensações.

A proposta

O primeiro item do documento do TRT diz respeito ao tíquete-alimentação de todos os empregados, de R$ 393 (administrativos) e R$ 456 (operacionais). O juiz propôs o pagamento do total aproximado de R$ 600 mil até 25 de novembro. O benefício está atrasado desde o dia 10.  O segundo ponto é de interesse dos cerca de 300 empregados que estão com três salários atrasados. Parte deles é de concursados e outra, ocupantes de cargos em comissão. O juiz propôs o pagamento do débito em seis parcelas iguais.  Para o primeiro grupo, dos concursados, o magistrado indicou o saldo das parcelas junto com os salários, entre dezembro e maio. Ao segundo grupo, pagamento sempre no dia 15 desses mesmos meses ou no primeiro dia útil subsequente. O não pagamento das parcelas ou dos salários nas datas estipuladas implicará em multa de 30% sobre os valores não pagos, além de vencimento antecipado do débito, segundo a proposta do juiz, aceita pelo presidente da Codesavi.  O desembargador garantiu estabilidade de 60 dias para a maioria dos empregados e até maio para os que estão com os salários atrasados. Determinou também o pagamento dos dias parados com o retorno imediato ao trabalho.

MPT

As pendências do fundo de garantia (fgts) e dos programas de integração social (pis) e formação do patrimônio do servidor público (pasep) serão tratadas no ministério público do trabalho (MPT). O MPT notificou o Sintracomos e a Codesavi para comparecerem em audiência, na segunda-feira da próxima semana (23), às 15h30, na procuradoria da Rua Brás Cubas, 190, Santos. A notificação da audiência, requerida pelo Sintracomos e assinada pelo procurador do trabalho Augusto Grieco Sant’anna Meirinho, foi entregue à empresa e ao sindicato na tarde de sexta-feira (13).

Assembleia

A assembleia desta quinta-feira foi na base operacional da empresa, mais conhecida por ‘fábrica’, na esquina das avenidas Mascarenhas de Morais e Nações Unidas, Vila Margarida. Estavam paralisados os serviços de varrição de praias, passeios, ruas, avenidas, praças, limpeza de canais, galerias pluviais, recolhimento de entulhos, cata trecos, tapa buracos e reparos em equipamentos municipais. Os salários de 950 empregados diretos da Codesavi foram pagos na quarta-feira (11), após pressão do sindicato e da greve. O plano de saúde, por sua vez, foi restabelecido na segunda-feira (16). A companhia deve ao sindicato R$ 1 milhão, 252 mil e 214, por quatro meses de pagamento do plano de saúde. A entidade pagou as mensalidades para garantir o atendimento dos trabalhadores. Atualização   Joca Diniz – MTb   66. 112/SP  -  Texto  Paulo Passos MTb 12.646 SP. Foto Vespasiano Rocha MTb 66.962/SP.