Terceirizados da Usiminas iniciam campanha salarial

• Terceirizados da Usiminas iniciam campanha salarial

2 de junho de 2015

Dois meses antes da data-base de agosto, a diretoria do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem de manutenção industrial (Sintracomos) inicia a campanha salarial dos 3 mil empregados das 18 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas Cubatão.“Pouco importa se ela abafará altos-fornos, se o país está em crise econômica (se é que está!) ou que as empresas tenham mil argumentos para nos dizer ‘não’, ‘não’ e ‘não’”, diz o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, em tabloide convocando a categoria para assembleia, às 18h30 desta terça-feira (2).

O sindicalista lembra as palavras do advogado do sindicato Marco Antônio Oliva, numa das negociações com as 85 empreiteiras do polo industrial, no final de abril: “A cada ‘não’, ficamos mais perto da Consolação”. A Consolação a que ele se refere é a famosa avenida da capital paulista onde fica o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que julga os nossos dissídios de greve.

Falácia

“Se a situação já não é boa, como falaciarão os representantes das empreiteiras (falaciar é falar demais, tagarelar), pode ficar pior ainda, para elas, com uma greve em julgamento na Justiça do Trabalho”, diz o tabloide. “Devemos fazê-las entender que é melhor negociar seriamente, com respeito pelos trabalhadores e ao sindicato, do que enrolar e deixar que os juízes decidam por nós”, pondera Macaé. “Para isso, é preciso participar em peso da assembleia desta terça-feira”, destaca o sindicalista. “Temos que mostrar força logo de cara e também definir as reivindicações econômicas e sociais”. A assembleia será na Avenida Joaquim Miguel Couto, 337.

Polo industrial

Macaé recorda que, “na propalada crise econômica com desemprego e inflação acumulada de 8,34%, conseguimos correção salarial linear de 10%, além de avanços significativos no vale-refeição e na ‘plr’ (participação nos lucros ou resultados), no polo industrial de Cubatão”. “Foi na campanha salarial de maio, nas empreiteiras das indústrias da região, que entrou para a história. Foi o primeiro resultado positivo, sem greve, em 26 anos. Portanto, todos na assembleia da Usiminas”. Atualização Joca Diniz. Texto Paulo Passos. Foto Reprodução.