Prodesan melhora proposta e evita greve

8 de julho de 2014

Na manhã desta segunda-feira (7), diretoria do Sintracomos foi à porta da Prodesan e depois fez assembleia diante da fábrica de asfalto. A Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos) subiu de 6,5% para 7,5% sua proposta de reajuste nos salários e evitou a greve de seus 1.400 empregados, prevista para esta segunda e terça-feira (7 e 8).  A proposta foi apresentada ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, na manhã desta segunda-feira (7). Imediatamente, ele colocou-a em votação de assembleia, diante da usina de asfalto da empresa, onde foi aceita. Ela prevê correção de 7% na data-base de maio, mais 0,5% em janeiro, sobre o salário de dezembro. A proposta mantém o vale-refeição de R$ 18 por dia, que já havia sido aprovado pela categoria, mais cesta básica de R$ 90, além de manutenção dos direitos adquiridos.  A passeata que estava prevista para ir da sede da empresa, na esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, até a praça Mauá, diante da prefeitura, também foi   suspensa. Isso porque a diretoria do sindicato, presente no local desde as 6 horas da manhã, junto com forte aparato policial, não contou com a presença da categoria para a manifestação. Macaé havia mandado diretores para oito pontos estratégicos da empresa, controlada pela prefeitura, a fim de conferir a adesão à greve. E verificou que muitos, já sabedores da nova proposta, preferiram trabalhar. Como outra parte da categoria permaneceu em casa, a presença no ponto marcado para o início da passeata foi pequena, o que levou a diretoria a rumar para a fábrica de asfalto. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.