Força Sindical lança manual de comunicação

• Força Sindical lança manual de comunicação

25 de novembro de 2014

O jornalista Paulo Sérgio Markun participou do lançamento do manual de comunicação da central Força Sindical (FS), segunda-feira (24), na capital paulista.  Foi durante o terceiro encontro de comunicação da central, no Hotel Excelsior, onde fez palestra sobre ‘o espaço dos trabalhadores na mídia, histórico e situação atual’. Presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, de 2007 a 2010, onde apresentou o programa Roda Viva entre 1998 e 2008, Paulo Markun tem muita proximidade com o sindicalismo.  Ele foi um dos participantes do movimento que, em 1974, retomou o sindicato dos jornalistas do estado de São Paulo das mãos de diretoria comprometida com as empresas e o regime militar. O manual, em forma de brochura, foi distribuído a dezenas de jornalistas e dirigentes sindicais ligados à central e será aprimorado até o final do ano, com sugestões dos profissionais.  No começo de 2015, o material será editado, em formato de livro, e distribuído às assessorias de comunicação dos 1635 sindicatos e associações filiados em todo o país.

Novo site

O encontro apresentou ainda o novo site da FS, reformulado pelo ‘web designer’ Fernando Pazzini, que explicou detalhadamente seus recursos à atenta plateia.  O presidente nacional da central, Miguel Eduardo Torres, abriu o encontro às 9 horas. Às 9h30, o secretário-geral João Carlos Gonçalves ‘Juruna’ falou sobre a ‘nova força na comunicação’.  Após a palestra de Paulo Markun e o intervalo para almoço, o professor Abelardo Blanco Falgueiras falou sobre ‘a comunicação sindical na Europa e a internet como nova fronteira a ser conquistada’.  Em seguida, o gestor da FS Alexandre de Melo falou sobre ‘as mídias sociais e aplicativos’ a serviço da imprensa sindical. E o jornalista João Franzin, sobre ‘a importância da comunicação sindical’.

Santos

O presidente do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos) de Santos, Cubatão e região, Macaé Marcos Braz de Oliveira, participou de uma das mesas. “O sindicato sem assessoria de comunicação é uma entidade despreparada para as campanhas salariais e por melhores condições de vida e trabalho”, disse Macaé.  O sindicalista foi acompanhado do jornalista Paulo Passos, do assessor de diretoria Joca Diniz do fotógrafo Vespasiano Rocha e da diretora Bernardete Trajano. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.