Encerrada greve de 26 dias de terceirizados na Usiminas

• Encerrada greve de 26 dias de terceirizados na Usiminas

14 de setembro de 2015

Com a sensação de vitória estampada nos sorrisos abertos e braços levantados, os operários das empreiteiras que prestam serviços de montagem e manutenção a Usiminas encerraram a greve de 26 dias.

Em assembleia na manhã desta segunda-feira (14), na portaria da empresa, por unanimidade, os terceirizados aprovaram o acordo que garante 10% de correção salarial na data-base de agosto.

“Não houve sequer um voto contrário”, comemora o presidente do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira.

O acordo, assinado logo após a assembleia pelos representantes das 18 empreiteiras, garante o pagamento de 16 dias de paralisação. Os dez dias restantes serão compensados em jornadas extraordinárias. Os operários garantiram ainda uma participação nos lucros ou resultados (plr) de R$ 1.100 e elevaram o tíquete-alimentação de R$ 150 para R$ 165, embora façam as refeições no trabalho.  A proposta é de autoria do sindicato e foi aceita pelas empresas após duas negociações, uma na tarde de quinta-feira (10) e outra na manhã de sexta (11), ambas na subsede sindical de Cubatão. Os jurídicos do sindicato e das empreiteiras comunicaram o acordo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), que estava para marcar o julgamento da greve nos próximos dias.

“A aprovação por unanimidade, sem aquela meia dúzia que muitas vezes grita descontentamento ao final de cada campanha salarial, demonstra a credibilidade do sindicato perante a categoria”, diz Macaé.  O acordo atende 3 mil operários, que rejeitaram, no começo da paralisação, reajuste salarial de 7,04% nos salários, nada de ‘plr’ e tíquete alimentação de R$ 180. Atualização Joca Diniz Mtb 66.112/SP. Texto Paulo Passos MTb 12.646 SP . Foto Vespasiano Rocha Mtb 66.962/SP.