Continua greve de 3 mil terceirizados da Usiminas

• Continua greve de 3 mil terceirizados da Usiminas

24 de agosto de 2015

Continuam em greve os 3 mil operários das 18 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas Cubatão. Em assembleia na manhã desta segunda (24), eles recusaram a proposta conciliatória feita nesta sexta (21) pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP). O sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos) fará nova assembleia, na portaria da siderúrgica, às 7 horas desta terça-feira (25), na expectativa de que as empresas apresentem nova contraproposta. Seu presidente, Macaé Marcos Braz de Oliveira, espera que as empreiteiras proponham correção salarial de “pelo menos 10%”. Na audiência de instrução de sexta-feira (21), o juiz Wilson Fernandes propôs reajuste de 8,5% para os salários até R$ 3.200.  A greve começou na quarta-feira (19), a data-base da categoria é 1º de agosto e o sindicato faz assembleias em todos os dias úteis. Nesta segunda-feira chuvosa, muitos trabalhadores preferiram aguardar o resultado da assembleia em suas casas.

TRT

Na audiência de sexta-feira, o vice-presidente judicial do TRT sugeriu, para os salários superiores a R$ 3.200, reajuste baseado em parcela fixa de R$ 272. Para o tíquete alimentação, o magistrado indicou R$ 190. E, para a participação nos lucros ou resultados (plr), R$ 1.100.  O juiz propôs às empresas e ao sindicato o pagamento dos dias parados, desde que a categoria voltasse ao trabalho logo após a assembleia desta segunda-feira. Antes da assembleia, às 5h30, a diretoria do Sintracomos avaliou o resultado da audiência.

Na quinta

Na assembleia de quinta-feira (20), Macaé sentiu que os operários, com data-base em 1º de agosto, admitiam a possibilidade de aceitar correção salarial de 10%, menos de meio por cento acima da inflação anual de 9,56%. Na quarta-feira (19), os trabalhadores rejeitaram o reajuste salarial de 8%, mas aceitaram, contudo, a ‘plr’ de R$ 1.100 e vale-alimentação de R$ 200. Antes, elas ofereciam 7,04%, nada de ‘plr’ e vale de R$ 180. Atualização Joca Diniz Mtb 66.112/SP.  Texto Paulo Passos  MTb 12.646 SP. Foto  Vespasiano Rocha Mtb 66.962/ SP.